Os cuidados com a pele




A maioria dos pacientes em diálise, sofrem com problemas de pele, observo a grande maioria com aspecto de pele áspera (seca), além disso, reclamam de comichão (coceira), também conhecido por prurido. Esses problemas não são fatais, mas sei que incomodam bastante.Nada como nos sentir bem e confortável consigo mesmo, e pensando nisso, resolvi falar sobre o assunto.

Comichão:

Trata-se de um prurido urêmico. É um efeito colateral do tratamento de hemodiálise, ou da doença, como por exemplo, fósforo alto. Não se sabe ao certo, mas há uma grande indicação de que estejam relacionados.

* Hiperfosfatemia: a base da abordagem diagnóstica se dá em função de se descobrir por que a entrada de fosfato em excesso na circulação consegue superar a taxa de excreção renal. Sendo assim, há 3 causas básicas para hiperfosfatemia: uma carga maciça de fosfato sendo liberada na circulação, insuficiência renal crônica e aumento na reabsorção proximal de fosfato no rim.

* Hiperparatireoidismo secundário: ocorre quando o excesso de produção do paratormônio é devido a uma queda dos níveis de cálcio no sangue, decorrente de alguma condição subjacente, como:

* Deficiência severa de cálcio: pode haver alguma dificuldade na absorção desse mineral, em uma síndrome de má absorção, por exemplo

* Deficiência severa de vitamina D: essa vitamina está relacionada à manutenção do cálcio no sangue e ela ajuda na absorção do cálcio na digestão, por isso sua falta também pode influenciar no quadro

* Insuficiência renal crônica: a vitamina D só pode atuar no nosso corpo quando é convertida pelos rins. Quando há uma insuficiência renal, pode haver uma queda de cálcio no sangue, já que a vitamina D está envolvida nesse processo.

Outro fator desencadeante do prurido é o cálcio, que quando liberado pelos ossos, se depositam nos vasos sanguíneos, articulações e pele, promovendo a coceira. Suspeita-se também que, a retenção de toxinas urêmicas, falta de ferro e inflamações, possam causar traumas na pele ou reações alérgicas que, levam à secreção de histamina. 

* Toxinas urêmicas: a síndrome urêmica é o conjunto de sinais e sintomas resultantes da progressão da DRC e dos efeitos tóxicos do acúmulo de toxinas urêmicas (ureia, creatinina, guanidinas, paratormônio) no sangue em decorrência da perda de função renal. Estas toxinas causam uma série de manifestações clínicas, dentre elas, cardiovasculares e musculares.

Como posso controlar esse problema?

* Acompanhando seus resultados de exames de sangue, seu nível de cálcio e fósforo;

* Tomar quelante de fósforo (consulte seu médico sobre o ajuste da dosagem);

* Alimentação específica e equilibrada, e pobre em fósforo (consulte sua nutricionista);

Um bom hidratante pode ajudar?

Sim. Um bom hidratante pode ajudar, pois o paciente renal poderá ficar com a pele seca, devido à alterações no suor e nas glândulas oleosas. O creme ou óleo aliviará a pele, reduzindo assim o comichão.

Dicas:

*Evite banhos quentes;

*Use roupas leves, de preferência de algodão;

*Evite o uso de detergentes e perfumes fortes;

*Use sabonetes neutros e glicerinados;

*Evite coçar;

* Mantenha uma boa higiene diária;

* Use protetor solar.


Fontes:








Beijos, e até a próxima! :D

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a importância da glândula timo - A verdadeira chave da saúde

O alto custo da terapia renal substutiva

As vantagens de uma boa alimentação