Cuidados com a sua fístula:
Olá gente!
Senti vontade de falar sobre esse assunto pois hoje fui surpreendida por esse procedimento após a hemodiálise.
O uso do álcool, da água oxigenada e do éter ao fechar a sua fístula após a diálise é completamente desaconselhável. O uso dos mesmos é algo bom para matar as bactérias, mas não é por isso que você deve autorizar a enfermeira fechar a sua fístula com a gaze embebida com esses produtos.
Venho aqui tentar derrubar esse hábito que algumas enfermeiras têm para estancar o sangramento, estou falando deste assunto pois aconteceu comigo hoje e me incomodou bastante, pois a fístula significa a linha de nossa vida e deve ser tratada com muito cuidado e carinho. O procedimento correto deve ser aliado com uma gaze seca, segurando-a por alguns minutos até o sangue coagular na região e em seguida fechar com a fita adesiva, tendo o devido cuidado de não apertar para que a circulação sanguínea ocorra livremente.
Pois bem, esses produtos acima citados são bons desinfetantes e como já citei são capazes de eliminar uma boa porcentagem de micro organismos (bactérias, vírus, fungos...) sob a superfície sem ferimentos e com a pele intacta bem como objetos. Nesse caso, possuem uma eficácia considerável e por essa razão são muito utilizados nos hospitais para limpar a pele intacta. Isso acontece devido a um mecanismo químico que inativa em contato com os tecidos vivos, além de não distinguir especificamente entre os germes e células de tecidos abertos, agredindo ambos por igual.
Não permita fechar a sua fístula dentro dessas condições pois isso agride muito a pele, podendo ainda criar uma película, onde possam viver bactérias, causando uma inflamação.
Fique atento! Sua fístula e sua vida agradecem,
Um grande abraço e até a próxima.

Comentários
Postar um comentário