Alimentos antioxidantes - Parte II


REPOLHO

Repolho: fósforo 14,2 mg, sódio 3,6 mg e potássio 150,1 mg.


Estudos mostram que ele ajuda a reduzir o LDL colesterol no sangue, e, está relacionado com o comprometimento das artérias nas doenças cardiovasculares, o que para o renal crônico, cuidar do coração é algo fundamental.
O repolho é também rico em vitamina K, importante na assimilação correta do cálcio em ação conjunta com a vitamina D; e possui mais vitamina C do que a laranja, o que lhe confere potente ação antioxidante.
Além disso, ele é usado com excelente resultado no tratamento de úlcera gástrica, pela presença de Indole 3 Carbinol, que também previne contra o câncer gástrico.
E como se não bastasse, o repolho inibe o crescimento de câncer de mama pela ação que provoca nos estrógenos, e como remédio contra úlcera gástrica.
Graças a esses benefícios, ele vem sendo muito usado na forma de suco e/ou saladas. Você pode inserir no seu cardápio, uma porção razoável, uma vez por semana em média.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades a anti-inflamatórias, e que, para o paciente renal funciona muito bem.

COUVE FLOR


Couve flor: fósforo 57,1 mg, potássio 256 mg, sódio 3,4 mg.

Fortalece o sistema imunológico e também ajuda na redução do risco de acidente vascular cerebral, câncer e doenças neurodegenerativas. Ajuda na manutenção de ossos, cérebro e saúde celular, o equilíbrio de eletrólitos, os níveis de colesterol ideais e previne doenças cardiovasculares. Couve-flor é normalmente e branco, mas também pode ser encontrado nas cores amarelo, laranja e roxo.
Couve-flor é uma excelente fonte de Vitamina C (ácido ascórbico), ácido fólico, Vitamina K (filoquinona) e vitamina B-6. Vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), e E (alfa-tocoferol) também estão presentes em pequenas quantidades. A Couve flor fornece minerais essenciais tais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, manganês e sem a adição de qualquer prejudicial colesterol. É uma fonte de proteína e oferece muito baixas quantidades de gorduras. Uma quantidade substancial de gordura que contém vem de gorduras insaturadas e ômega-3 os ácidos gordos essenciais. Mas não exagere, cuidado com o potássio!

ALHO

01 dente de alho: 1 mg de sódio, 12 mg de fósforo e 4 mg de potássio.
O Alho pode proteger contra o câncer do cólon , protegendo as células do cólon de toxinas que inibir o crescimento de células cancerígenas. O Selênio e a Vitamina C, encontrados no alho, também são conhecidos por proteger contra o câncer de cólon. A alicina no alho é capaz reduzir a pressão arterial, em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom), combate os radicais livres, reduze a inflamação e dor no corpo, sendo bom para pacientes renais.
Ajuda na prevenção de gripes e resfriados: Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de Vitamina C, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe, além de combater os germes que causam a tuberculose.
Um componente no alho chamado dialil dissulfeto foi mostrado que pode matar as células da leucemia.
O Alho é uma boa fonte de Vitamina B6, e também pode ser um agente anti-fúngica, que é eficaz para o tratamento de infecções fúngicas, tais como: a vaginite, e o pé de atleta. E por fim, o Alho foi demonstrado que pode proteger de diabetes e complicações, tais como retinopatia, doença renal, doença cardiovascular, e neuropatia.

CEBOLA

Cebola: 3 mg de sódio, 116 mg de potássio, 3 mg de fósforo.
A quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, o silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias, que é tudo de bom para o paciente renal.
Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária. Precisa dizer mais?
Outra propriedade é a de antianêmica, afinal, ela nos oferece fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos. É rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações.
Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos, (mas cuidado com ele, pois a cebola tem uma quantidade considerável.) e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensãopotássio e o baixo teor em sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, é benéfica para os rins e a próstata. Seu alto teor em vitamina B, potássio, elementos extremamente necessários para atransmissão e geração do impulso nervoso, e o magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, é ideal para melhorar esse setor de nosso organismo. A cebola tem poderes antioxidantes. O motivo é seu teor em vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e a antocianina.
A cebola também é um bom antiasmático e anti-inflamatório. Razão? O alto teor em componentes à base de enxofre. Se aplicada externamente, a cebola pode atuar como antisséptico natural e é capaz de diminuir inflamações renais.

Lembrem-se: Experimentem uma pequena porção. Sempre com bom senso. As nossas recomendações neste blog, são baseadas nas minhas experiências cotidianas, e devemos sempre atentar que cada organismo é diferente do outro, por diversos fatores tais como: a existência ou não de doenças, idade, alergias, etc. 
Um forte abraço e até a próxima. Ah! se gostou, comenta! :-D


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a importância da glândula timo - A verdadeira chave da saúde

As vantagens de uma boa alimentação

A doença renal e a espiritualidade