A decisão que pode salvar!

Transplante de órgãos: hoje sou eu, amanhã, quem sabe? Amanhã pode ser você, ou alguém que você ame. Imagine que você receba uma notícia, que é portador de uma doença grave? É difícil, né? Pois é, ninguém está isento. Na vida nada é garantido, e de repente, você precisa de um transplante. Sim, porque todos somos iguais, e ninguém está imune. A partir daí, tudo muda, tudo que está a sua volta, sua rotina, e sua vida perde o sentido. É assim que eu e mais de 100 mil pessoas que se encontram nessa situação se sentem. Mas agora, neste momento, você deve estar pensando: E daí? Eu não precisando. Te peço, apenas que não pense assim. Precisamos do seu apoio, para mudar esta realidade. E a palavra agora é: urgência. E tenho certeza que você no meu lugar, se agarraria a ela, sem perder tempo. Mergulharia nesse mundo novo, a qual nem imaginava existir, ou se imaginasse, não daria importância. Um número em que, aumenta a cada dia que passa.

A única esperança é a de fazer um transplante de rins e continuar vivendo. Infelizmente, as estatísticas não mentem. Mais de 30% das pessoas que esperam por um transplante, morrem na lista de espera. E ao me colocar na posição dessa lista, veja como é grave a situação de quem está vivendo do lado de cá, dependendo dessa lista. E quando é necessário para diminuir ou melhorar essas condições angustiantes.

Hoje entendo que o transplante, é sem dúvida a última e única esperança,é esse procedimento, que traz grandes perspectivas, porém difícil de ser executado. Sem o consentimento consciente da população, que possibilite ser possível, após a morte de um ente querido. A dificuldade talvez esteja, pelo fato da morte ser algo doloroso. Mas, por outro lado, pode representar uma nova vida. O que venho pedir é que reflitam sobre isso, sob um ponto de vista do outro lado, na lista de espera, sonhando e querendo viver.

Doar um órgão, é um ato de amor. "Depois da morte, o que deixamos como lembrança, é o que fazemos de bom nessa vida." 



Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), essa é a realidade da Bahia de inscritos na fila:

ÓrgãoPacientes
CÓRNEA1243
FÍGADO86
RIM982
MEDULA33


Atualizado em 08/09/2015

Não temos dados informando sobre o ano de 2016 no site da SESAB. 


 

Com o slogan “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a edição de 2015 da campanha de incentivo e conscientização das famílias brasileiras sobre a importância da doação de órgãos já está no ar, com destaque para vídeos que apresentam os depoimentos de três atletas transplantados. As histórias relatadas mostram pontos em comum: a vontade de viver, a paixão pelo esporte e o ganho de qualidade de vida.Promovida pelo Ministério da Saúde, a nova edição da campanha traz referências ao esporte e aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O vídeo acima mostra o depoimento, do atleta de judô Bruno Cunha, transplantado de rim, um dos atletas que deram depoimento para a campanha de doação de órgãos do Ministério da Saúde deste ano.



Para ser um doador:

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas.

Os órgãos que podem ser doados em vida são o fígado, rim, pâncreas e medula óssea.

A Central Estadual de Transplantes de Órgãos é o setor da Sesab responsável por notificar, captar e distribuir os órgãos para os receptores e garantir transparência no processo de doação. É também onde efetiva-se a inscrição dos pacientes na lista de espera de cada órgão.

Para entrar em contato com a Central utilize o Disque - Transplantes: 0800 284 0444.

Facebook incentiva a doação de órgãos

Rede social quer usuários informem no perfil se são ou não doadores


CHICAGO - A prática de doação de órgãos ganhou ontem o que pode ser um incentivo importante. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e a vice-presidente de operações, Sheryl Sandberg, enviaram mensagens encorajando os mais de 900 milhões de usuários da rede social a falar se são doadores de órgãos e exibir a informação em suas páginas pessoais.

“Nós achamos que as pessoas realmente podem contribuir para difundir a doação de órgãos e que querem participar disso com seus amigos, e pensamos que isso pode ser uma grande coisa para resolver a crise”, disse Zuckerberg no programa de TV do canal ABC “Good Morning America”.

A expectativa é que a declaração do status de doador estimule mais doações. Além disso, especialistas dizem que o registro do desejo de doar órgãos pode ajudar na decisão das famílias na hora em que perdem um parente.

Esta é a página no Facebook, para quem apoia esta causa: 

https://www.facebook.com/DoacaodeOrgaosMS/

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/facebook-incentiva-doacao-de-orgaos-4785244#ixzz47QF0AGdg 

© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 




Pratique e compartilhe essa ideia! Ajude você também a salvar milhares de vidas! Se gostou, comenta! Um grande abraço, e até a próxima!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a importância da glândula timo - A verdadeira chave da saúde

O alto custo da terapia renal substutiva

As vantagens de uma boa alimentação