Os benefícios do Pilates

No treino diário de Pilates.


Pilates, é uma atividade física que consiste em fortificar o corpo através de exercícios aparentemente suaves e de baixo impacto. Eles são tão diversos que podem ajudar no condicionamento físico, na melhora de dores crônicas e até na reabilitação de algumas partes do corpo, como joelho, ombro e pulso.
O segredo do pilates está na precisão de movimentos, assim como na definição de qual série será utilizada para resolver o problema de cada pessoa. Outros benefícios que acompanham o exercício são o alongamento do corpo, melhora de respiração e postura, diminuição do estresse, aumento da coordenação motora e relaxamento do corpo e da mente.
Em casos extremos, o pilates permite que o praticante retorne às suas atividades diárias. Os exercícios ajudam bastante as pessoas que apresentam alguma debilitação no ombro e sofrem com movimentos simples, como prender o cabelo. Porém, eu indico que você faça uma avaliação antes com  seu médico cardiologista.
O ideal é que o instrutor seja um fisioterapeuta, para os casos de reabilitação, ou um profissional da educação física, quando se almeja melhorar o condicionamento físico. 
Alguns dos benefícios:




  • Diminui as dores: Para amenizar as dores e incômodos nas costas, muitos médicos indicam o pilates. As atividades que esse método proporciona são capazes de promover o fortalecimento da musculatura abdominal e o realinhamento da coluna, fazendo com que o indivíduo deixe de forçar as costas ao realizar esforço físico.
  • Corrige a postura: Os exercícios são realizados com a coluna alongada e alinhada durante toda a sessão, de modo que a pessoa adquira maior força nos músculos que sustentam a lombar, o que acaba refletindo naturalmente nas atividades do cotidiano.
  • Fortalece os músculos: Durante as sessões, acontece a ativação simultânea de vários grupos musculares, o que gera uma integração dos músculos principais, posturais e secundários. Além disso, o pilates também estimula as articulações.
  • Melhora a coordenação motora: Por meio das atividades, é trabalhado uma série de conhecimentos sobre o próprio corpo, tendo o aprendizado sobre como se deve usar os músculos e a movimentação do corpo, utilizando as articulações a seu favor.
  • Previne fraturas e lesões: Fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, aspecto da osteoporose, podem ser prevenidas através do pilates, já que o método trabalha o aumento da força muscular e proporciona a melhoria da coordenação motora, o que ajuda a modelar a estrutura óssea.
  • Flexibilidade: O pilates é um método que trabalha o alongamento global do corpo, ou seja, a extensão dos músculos e articulações é estimulada em todas as sessões. Isso acaba auxiliando positivamente nas tarefas simples do dia a dia, como amarrar os sapatos ou vestir uma calça, por exemplo.
  • Melhora o desempenho na caminhada e corrida: Muitos acreditam que para realizar a caminhada ou corrida basta colocar o tênis e sair pelo bairro, mas essa atividade exige algumas técnicas para não causar lesões e complicações respiratórias. Por isso, o pilates trabalha a reeducação da respiração, da concentração e o alinhamento correto do corpo, tornando a sua corrida ou caminhada uma atividade mais prazerosa e sem risco de dores.
  • Evita o estresse: A concentração é estimulada ao longo das sessões através de exercícios de respiração, fazendo com que a pessoa trabalhe cada vez mais o poder de controle do corpo, o que possibilita o combate ao estresse, nervosismo e ansiedade.
  • É para todos: Nos idosos, o pilates é capaz de melhorar a coordenação, equilíbrio, diminuição das dores, eficiência pulmonar e melhoria na densidade óssea. As gestantes também podem praticar o pilates, pois as atividades contribuem para o fortalecimento dos músculos pélvicos, postura, força e respiração. Além disso, esse exercício físico é capaz de desenvolver vantagens para a pele e o aperfeiçoamento sexual, graças à melhoria da circulação.


  • DICA: Comece devagar com exercícios leves até o seu corpo se acostumar. Escolha exercícios que não sobrecarreguem a sua fístula. 
    Eu faço e indico! Um beijo a todos!
    Fontes: http://www.drmikael.com.br/conheca-os-beneficios-pilates/
    http://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/conheca-dez-beneficios-do-pilates

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Conheça a importância da glândula timo - A verdadeira chave da saúde

    O alto custo da terapia renal substutiva

    As vantagens de uma boa alimentação