A importância de manter a mente ocupada



Em casa, com minhas ocupações diárias

        A importância de manter a mente ocupada, com coisas construtivas, é algo imprescindível, em todos os momentos da nossa vida, e em especial, quando recebemos um diagnóstico de doença crônica. Há um ditado que diz: " Mente vazia, oficina do diabo", é pura verdade! 

 Mas só vale se a tarefa não for estressante, se você tiver o dia cheio, mas não se sentir pressionado pelo tempo, ou com coisas desgastantes e desagradáveis, que possam de algum modo, atormenta-lo. Vale para algo novo, agradável, criativo e construtivo.

Você precisa saber usar o tempo a seu favor. Se conseguir, aí vai entrar pro time das pessoas felizes, como as que fizeram parte da pesquisa de John Robinson, um sociólogo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Depois de analisar uma série de estudos sobre pressão, felicidade e atividades diárias, ele percebeu que as pessoas mais felizes eram aquelas que viviam com o dia cheio, mas que faziam as coisas com calma, sem pressão. Já viu o tédio deixar alguém feliz? E a pressa? Não dá.

“A mente humana é dispersa. E uma mente dispersa é uma mente triste. Imagine no enfrentamento da doença renal crônica? Não é nada fácil...A habilidade de pensar no que não está acontecendo é uma conquista cognitiva que tem um custo emocional”, diz o estudo. O negócio é manter o foco e silenciar  a mente. Uma boa dica é: Fazer uma horta em casa, ou mesmo criar algo que lhe interesse. No meu caso criei uma horta em minha casa e divido o tempo restante com decoração, pintura, algo que me dá prazer. Faça isso você também! Tente fazer isso, pois com o tempo, a pessoa começa a adquirir prioridades diferentes, e acabam se deixando de lado, por isso, a dica é incluir atividades prazerosas e bons hábitos, praticar, esportes, caminhada, ou algo que venha te trazer motivação, por mais simples que seja. Vale a pena.

E aí, conhece alguma coisa que prenda sua atenção? E você fica mesmo mais feliz quando faz isso?

Reflita sobre isso, um abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a importância da glândula timo - A verdadeira chave da saúde

As vantagens de uma boa alimentação

A doença renal e a espiritualidade